quarta-feira, 1 de junho de 2011

DESCANSE EM PAZ: 1 DE JUNHO (EX-DIA DA CRIANÇA)


O propósito deste artigo não e fomentar qualquer tipo de revolta mas sim exprimir o meu exagerado e pertinente desgosto, desagrado, decepção, descontentamento (e qualquer outro adjectivo capaz de expressar o que sinto) face à brilhante ideia de extrair o dia 1 de Junho do repertório de feriados no nosso país.

Não faço a mínima ideia sobre quem teve a competência prata tomar tal magnífica ideia, mas ainda assim, me deixem felicitar pela tarefa de sucesso de acabar com a alegria de muitas crianças.

Deixem-me, antes de mais nada, recapitular um bocado para ver se recordamos algumas memórias do tempo em que o 1 de Junho fazia algum sentido e realmente significava alguma coisa.

Era no dia 1 de Junho onde diversas organizações empresariais e não só, organizavam eventos especialmente alusivos às crianças. No dia 1 de Junho (independentemente do dia da semana em que calhasse), até os país mais ocupados recebiam uma folga e sentiam o dever de (pelo menos uma vez ao ano) dar o mínimo de atenção que os seus filhos mereciam.

(In)felizmente com a brilhante ideia de eliminar este feriado, tudo o que restarão serão memórias. A nova geração de kandengues não saberá nunca viver este dia com a mesma emoção que vivi, assim como muitos outros o fizeram. 

Os pais acorrentados ao escritório continuarão presos no escritório nesse dia, o trânsito da cidade os vai impossibilitar de comprar algum presente durante a semana, o Sábado a seguir será mais um Sábado de final de semana e enfim, o dia 1 de Junho será mais um dia em que se chega cansado e já não há energia para dedicar aos filhos num dia como este.

O nosso país está cada vez mais ocupado. Maior parte das crianças que têm pais se confundem agora com aquelas que não têm pais, pois no fundo o nível de ausência dois progenitores em suas vidas acaba por ser o mesmo. O dia 1 de Junho costumava a ser o dia em que muitas crianças ainda eram lembradas. Hoje é mais um dia de aulas, de trabalho, indiferente, mais um dia do ano. 

Tive de chegar atéao fim do dia para escrever este artigo pois já previa a desgraça que causaria a ineficiência desta atitude. Será que não existem feriados "menos importantes" para serem eliminados?
O dia de hoje foi uma lástima.
Só me resta viver de memórias do 1 de junho.
Parabéns mais uma vez para quem teve a brilhante ideia

Cláudio Kiala
 18 anos