sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"Xkrevenduh Korrekto" = "Escrevendo Correcto" ???


Tive de pensar muitas vezes antes de escrever este texto pois, inevitavelmente, por mais interventivo que fosse, iria acabar por afectar 75% dos meus amigos.

A inquietação que me faz escrever hoje é o facto de os jovens fazerem o uso das letras "X", "K" e "H" desnecessariamente, em ocasiões que Camões talvez consideraria "aberrações". A internet tem facilitado este ciclo vicioso, dando espaço para os jovens explorarem a sua liberdade criativa na "Arte do mal escrever".

Ao que me lembre, no princípio, a letra K passou a ser usada para abreviar algumas poucas palavras, mas já era estranho pois era usada para substituir o "QU" (na maior parte das vezes desnecessariamente). Ora vejamos: Qdo -» Kdo (Quando); Qrias -» Kerias (Querias); Qto -» Kto (Quanto).

Como se pode ver acima, o "Q" nem precisava ser substituído, pois continuaria a ser interpretado da mesma forma por quem domina a área das abreviações. Com a febre do K, surgiu a febre do "X", outrora usada também apenas para abreviar palavras como: xtar (Estar); xte (Este), etc.

Quando tudo parecia que iria ficar assim, eis que as pessoas começaram a "exagerar" no uso dessas letras em palavras totalmente desnecessárias, que já nem chega a ter o fim de abreviar, porque no seu novo "vocabulário" algumas palavras chegam a ter mais letras que a palavra original. Hoje, os jovens usam a letra "H" no fim das palavras (talvez por uma questão de estilo). Vamos, então, dar uma olhada à este texto, escrito por um adolescente que não irei identificar, mas que é de nacionalidade angolana:

"Oi bb tuduh balah? Nunca + te vi on lah no msn, andas mxmo dexaparexidah lah do msn e tbm do faxebook. Eh primah, nem te conto... Ontem o Mário foi falar kom a Nelma e dixe ke tinha de leh xplikar tuduh o ke akontexeu. Prima, tinhax ke ver a cara delah quando ele comexou a falar. Dixe ke cmo akela mota já num leh xatixfax, ele vai ter ke roubar outra na kebrada... Jah agorah, faxu anox na terxa-feira e ve xe num xquexe o meu o prexente e akeleh vextiduh amareluh ke dixexte ke iriax me paxar. Bjuh"

Bem, o texto acima, é uma demonstração (não inventada, mas real) do escrevi antes do mesmo. Muitos dizem que isso é da juventude e que eu não devia ser "fatela" o suficiente para abordar sobre este tema como se fosse um velho. A pergunta é "O que me preocupa nisso? Qual o mal de se escrever com estilo?"

O que se passa por detrás de tudo isto é que, uma vez que a juventude está cada vez menos ligada à leitura (leitura correcta), não criam em si os "filtros" necessários para converter da linguagem da internet para a linguagem real. O que eu quero dizer é que quem não tem o hábito de ler o que está correcto, limita-se nessa escrita, e cria um grande problema na hora de escrever algo no Português "normal". Como muitas das vezes (na linguagem de internet) o "X" é usado para fazer o papel de "C" e de "S", maior parte da juventude que escreve "nexexidade" não sabe onde tem de entrar o S e o C nessa palavra.

O uso não moderado destas letras na internet, retira a capacidade de muita gente de escrever correcto. Aí, se desencadeia o grande problema que se tem verificado gravemente nos últimos tempos: "MUITOS JOVENS NÃO SABEM ESCREVER".

Dessa vez, devemos colocar as escolas na lista dos possíveis culpados? Os pais também podem entrar nessa lista por não controlarem os filhos?

Esta questão é bem mais delicada. Na minha opinião, os pais não são 100% culpados nisto, porque não podem estar sentados ao lado do filho e ler as suas conversas na internet durante o tempo que ele fica lá. Os 30% que eu considero de culpa de ALGUNS pais, é que se tivessem incentivado os filhos a ler, TALVEZ não teriam problemas na hora de escrever correcto. Acho que pelo rumo que a situação está a tomar (alarmante) já não se vai a tempo de proibir esta linguagem na internet, o problema será como enfrentar os erros ortográficos que se vão suceder depois disso.

Volto a "bater na mesma tecla", que uma das soluções mais viáveis é incentivar os jovens a ler mais, pois só assim, encontrando o universo de palavras que usam no seu dia-a-dia, poderão escrever correcto.
Aqui, mais algumas frases recolhidas por mim, com muito amor e carinho:

"Boy, curti da sena que voçê fiseste + eu ainda axo que o Fred li ganharam no Paulo."
"Ex muito phopha. podes adisiona o meu e-mail"
"faso o que faso pq sou mau e todos me conhese"

Alguns podem rir com essas frases acima. Eu também ri, mas depois fiquei muitíssimo preocupado com isso. Se com 15-16-17-18 anos ainda escrevemos assim, estaremos nós preparados para ver esses futuros Doutores, advogados, engenheiros, jornalistas, empresários ao encargo de grandes responsabilidades na sociedade?

O que sugerem? Devemos diminuir esses vícios? Ou estou só a exagerar?

Cláudio Kiala

Sem comentários:

Enviar um comentário